Mutuário é todo aquele que recebe o empréstimo no contrato de mútuo. Especificamente no Sistema Financeiro da Habitação – S.F.H., é aquele que financia um imóvel dando-o em garantia ao credor até a quitação do financiamento/empréstimo.
Muitas vezes uma empresa (ou até pessoa física) necessitando de um empréstimo (capital de giro, etc) e dá seu imóvel como garantia ao credor numa eventual inadimplência.
Ocorre que, infelizmente num país tão instável quanto o Brasil, inadimplência são muito frequentes.
Porém, no caso do S.F.H., o maior patrimônio físico da família vai à leilão em caso de falta de pagamento. E muitas vezes a situação de inadimplência do mutuário é apenas momentânea, mas mesmo assim o Banco (credor) somente aceita receber à vista. Ou seja, o banco prefere enviar o imóvel do mutuário a leilão do que negociar com ele para dilatar o prazo – diminuindo o valor das parcelas; parcelar a dívida, etc.
O corpo jurídico da Guelfi & Sposito possui experiência comprovada nessa área há 20 (vinte) anos. Seus Advogados já passaram por mais de 15.000 (quinze mil) ações na Justiça, tratando deste tema, obtendo grande êxito na maioria delas.
Cada caso do S.F.H. tem sua particularidade. Têm aqueles em que o mutuário possui o valor total do saldo devedor, têm aqueles em que o mutuário possui apenas o valor das prestações vencidas e plenas condições de voltar a pagar as prestações que ainda irão vencer. Mas também existem aqueles que não possuem condições de pagar as atrasadas, porém conseguem arcar com as prestações futuras. E ainda aqueles que além de não ter condições de quitas as prestações vencidas, só conseguirão pagar as próximas mediante diminuição em seu valor.
Para cada caso destes acima e muitos outros não citados, a Guelfi & Sposito possui uma proposta de tentativa de solução do caso, além de “jurisprudência própria” confirmando a eficiência do serviço.
Jurisprudência, comumente falando, é o conjunto de decisões tomadas por diversos tribunais, acerca de determinado tema, num mesmo sentido.
E nos casos dos mutuários a Guelfi & Sposito possui farta “jurisprudência própria”, ou seja, ao ajuizar uma ação a Guelfi & Sposito desde o início indica o direito que se busca e apresenta uma decisão (jurisprudência) anteriormente concedida em um caso onde atuou, demonstrando ao juiz/julgador que tal pedido já for concedido em casos anteriores.
Tudo isso se deve à enorme experiência obtida ao longo dos anos e da grande quantidade de casos pelos quais o corpo jurídico da Guelfi & Sposito foi responsável. Mas tudo isso não bastaria se não fosse a atualização constante de seus Advogados sempre frequentando cursos, palestras, enfim, conhecendo e estudando todas as novidades no meio jurídico no intuito de defender o direito de seus clientes.
Sobre Palestras, vide a aba no site que trata do tema para conhecer um pouco mais sobre a atuação da Guelfi & Sposito.
Enfim, se para a defesa de seu imóvel você procura experiência comprovada, alta capacitação, atendimento especializado e ótimos resultados, na Guelfi & Sposito você encontra !